Os anos 90 foram uma época de grande mudança na cena musical, e o rock alternativo estava no auge de sua popularidade. Entre as muitas bandas que surgiram durante esse período, os Crash Test Dummies se destacaram com seu som distinto e letras profundas.

Fundada em Winnipeg, Canadá, a banda foi formada por Brad Roberts (vocalista e guitarrista) e seus amigos de infância, Ellen Reid (tecladista e vocalista), Dan Roberts (baixista) e Mitch Dorge (baterista). Eles lançaram seu primeiro álbum The Ghosts That Haunt Me em 1991, que recebeu uma ótima recepção no Canadá.

No entanto, foi o segundo álbum da banda, God Shuffled His Feet, em 1993, que os lançou para o sucesso mundial. O álbum vendeu mais de seis milhões de cópias em todo o mundo, ganhando disco de platina em vários países.

A música mais famosa do álbum, mmm mmm mmm mmm, tornou-se um sucesso instantâneo e é considerada um dos maiores hits dos anos 90. A música tem uma melodia nostálgica e cativante, mas sua letra obscura e sombria faz com que a música se destaque. A letra descreve as experiências de três crianças que passam por eventos traumáticos em suas vidas. A canção é um tributo aos excluídos e marginalizados da sociedade.

Os Crash Test Dummies continuaram a fazer sucesso com álbuns posteriores, como A Worm's Life (1996) e Give Yourself a Hand (1999), mas nunca mais alcançaram o mesmo nível de popularidade como nos anos 90. A banda não se separou oficialmente, mas seus membros seguiram caminhos diferentes na indústria musical.

Em retrospectiva, os Crash Test Dummies foram uma banda que deixou sua marca na cena do rock alternativo dos anos 90. Sua música única e letras profundas ecoam até hoje. A música mmm mmm mmm mmm continua sendo tocada e lembrada até hoje.

Em uma época em que muitas bandas parecem iguais, os Crash Test Dummies são um lembrete da importância de se manter fiel ao seu som e mensagem. Eles são uma banda que se destacou e deixaram uma marca indelével na música moderna.